domingo, 8 de janeiro de 2012

Formigas anatômicas.

As formigas
iam passando
em seu pequeno
mundo paralelo ao meu.

Algumas vezes
vejo coisas
com cores demais
e tudo que eu quero
é pintar de preto;
Outra vezes
vejo tudo sem cor
demais, monocromático
demais e
quero pintar tudo com as nove cores
do arco-íris.

É um tipo
de piada que
você não entende.
'Humor americano'.
Mas eu ainda acho
meu sarcasmo bem pior.

Se o sol dela
pode ser azul
por que o meu
mundo não
pode ter cores
invertidas?
Ainda acho tudo
isso uma certa
hipocrisia.
Você me dá uma lista
de padrões a seguir
e pinta cada um
com a cor que quer.

Me disseram
que o mundo
é como uma orquestra sinfônica.
Cada um toca seu instrumento
e todos juntos
formamos uma bela música.
Por aqui vou torcendo pra ser
algo mais que um mero barulho
produzido por uma banda qualquer
de caras barbudos
numa garagem
qualquer
da Inglaterra
-que nunca irá pra frente-.

O mundo é sim uma orquestra;
Onde muitos tocam o mesmo instrumento e
todos solam a cada segundo
não importando-se nem um pouco
com a graça do todo,
não importando-se
nem um pouco
com a música. O prazer
do egoísmo
é o suficiente
pra cada instrumentista.
Que nem se preocupou em ensaiar
e já quer gozar das palmas da
platéia - que é tudo
que importa-.

Me disseram que o mundo
é muito mais do que posso ver.
Me disseram que houveram físicos
que constataram coisas que ninguém antes
podia crer.
Me disseram que Deus estava no céu
e o diabo embaixo da terra.
Me disseram que eu nasci apenas com
o propósito de procurar
propósitos.
Me disseram que a única certeza
da vida é a morte e que em todo
amor há tristeza.

Me disseram que no mundo
haviam fadas e duendes,
bruxas decadentes.
Me disseram que existia
um coelho que trazia chocolate
e um velho que trazia
presentes.

'Vai existir se você
acreditar com o com o coração'.

Me disseram pra sonhar e
ser realista.
Me disseram pra eu ter esperança
e me conformar.
Alcoólatras me disseram
pra não beber e
fumantes me disseram
para não tragar.

Já ouvi também
que o mundo é bom.

Já ouvi que o fim chegou,
ouvi que o fim virá.

Uma vez ouvi que o fim já foi faz muito tempo.

Você consegue imaginar
o que eu digo?

Cada um crê no seu próprio.

E no fim viver é apenas isso:
Crer.

E no que você acredita?

Eu acredito em formigas;
Acredito em palhaços sorridentes e
amores carentes; Acredito
em crianças puras e
anjos decadentes;
Acredito no que posso sentir e
em estrelas cadentes;
Acredito em epitáfios
e atitudes
decentes.

Gostaria de saber
qual foi o caminho
que pegamos
pra chegar em um
ponto em que
o ouro vale
mais que o outro.

Foi numa manhã
como a de ontem
que eu entendi.

São os meus valores
que são estranhos.

Eu acredito em formigas,
mas acredito ainda mais
no que digo.

Talvez tenhamos
nos preocupado tanto
em evoluir que
acabamos
involuindo.

Eu não quero forçar
nada a acontecer.

Eu apenas quero dançar
também.

Eu apenas gostaria de
deixar de ver certas coisas.
Talvez eu apenas
precise de cortinas maiores.
Talvez tudo seja
uma piada que
ninguém entendeu.
Talvez sejamos
mais insignificantes
que formigas.

Há milhares de anos,
com organização, trabalho e
sem discórdia.

É engraçado, fomos tão longe
e agora tudo que sonhamos
é voltar ao simples.

A espécie
dominante se diz tudo
e sua limitação
chega ao
tentar imitar um inseto.

Mamãe
me ensinou que
você tem que dar valor
às pequenas coisas.

Talvez seja por isso que eu namoro uma
garota de um metro e cinquenta e poucos.

É 'humor americano',
você não entende.

Mamãe dizia
que a vida é como
uma caixa bom bombons.
E que nunca se sabe o que vai se encontrar.


Não é bem uma crítica,
criticar seria hipocrisia.
Não estou tão disposto a mudar.
É só a minha reflexão
matinal.

Só quis abordar diferente.
Só quis dizer de um modo mais culto
que todos são escória e que ninguém
se importa com ninguém.
E do jeito que está
é impossível mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário